O calor ou o frio que sentimos são influenciados pela temperatura do ar em um dado momento, pela umidade do ar e pelo vento. Para calcular a intensidade do frio ou do calor percebida pelo corpo humano utilizamos o índice de calor ou sensação térmica. O índice de calor ou sensação térmica é uma estimativa, pois a percepção de frio ou calor pode ser influenciada a vários fatores, como hábitos culturais e variáveis meteorológicas e/ou físicas, como sombra, exposição direta ao sol, uso de roupas leves ou pesadas, ambientes arborizados ou não, etc.
Quando as temperaturas estão elevadas, por exemplo, o corpo humano tenta equilibrar a sua temperatura através do suor, onde a sua remoção através da evaporação ajuda o corpo resfriar, e assim diminui a temperatura corporal. No entanto, quando a umidade também está alta, o suor na nossa pele não consegue evaporar de forma eficiente no ar e logo, a alta umidade relativa do ar retarda essa evaporação. Isso aumenta o desconforto sentido pelo corpo, e, por isso, em dias muito úmidos suamos bastante e calor “sentido” é maior do que a temperatura registrada.
No caso do vento, a temperatura da pele fica mais baixa quando está ventando constantemente (os seres humanos perdem o calor da pele mais rapidamente do que o corpo pode aquecer), e quando a temperatura do ar está menor, assim sentimos mais frio quando há ventos mais intensos.
Para calcular a influência dessas duas variáveis meteorológicas no corpo humano e, assim a sensação térmica, são utilizados dois índices: o índice de calor e o índice de resfriamento. O primeiro é calculado através de fórmula matemática (baseada na utilizada nos EUA – Regressão de Lans P. Rothfusz – http://www.wpc.ncep.noaa.gov/html/heatindex_equation.shtml), cujo objetivo é o efeito da umidade relativa na temperatura do ar, ou seja, define a intensidade de calor sentido por uma pessoa. O índice de resfriamento, também calculado por fórmulas, mostra a relação da temperatura sentida pela pele exposta, que é influenciada pela velocidade do vento.
O índice de calor é muito utilizado em locais quentes e úmidos, como em várias regiões do Brasil. As que têm umidade alta, o índice indica sensação térmica maior que a temperatura do ar. Este fato é comum, principalmente nos meses de verão na região Sudeste do Brasil. Por exemplo, em um dia em que a temperatura do ar registrada é de 34°C e a umidade relativa é de 65%, a sensação térmica será de 44°C, ou seja, nosso corpo sentirá a temperatura como se fosse 44°C, 10°C a mais do que a temperatura do ar.
IMPORTANTE
Vale ressaltar que as localizações das estações meteorológicas do Alerta Rio possuem como foco principal a medição da precipitação e sua distribuição no Município do Rio de Janeiro foi pré-estabelecida em função disto. O sensor que mede a temperatura e umidade foi um sensor adicional, instalado posteriormente, para inclusão de informações complementares.